Apesar de o calcário e o gesso serem semelhantes, esses dois produtos químicos possuem características e efeitos diferentes quando aplicados ao solo. Vamos explicar cada um deles abaixo:
- O gesso agrícola é um subproduto da indústria de fertilizantes fosfatados. A partir da reação da rocha fosfatada com o ácido sulfúrico se dá a formação do adubo fosfatado. O resíduo desta reação química é o sulfato de cálcio, popularmente conhecido como gesso agrícola.
- Já o calcário é uma rocha sedimentar, que tem em sua composição carbonato de cálcio ou de magnésio, podendo ter também alguns outros compostos.
– Na calagem, o processo pode alterar o pH do solo. Na gessagem não é alterado.
– Na calagem, há o fornecimento de nutrientes, como cálcio e magnésio. Na gessagem, os nutrientes são o cálcio e enxofre.
– Na calagem, o processo atua nas primeiras camadas do solo. Na gessagem, o processo atua em camadas mais profundas.
A utilização do calcário e do gesso agrícola é complementar, pois enquanto o calcário neutraliza a acidez do solo, o gesso agrícola neutraliza o alumínio tóxico na subsuperfície. Essa ação ocorre entre 20-40cm e fornece cálcio nesta mesma profundidade.
Essa correção da acidez no solo por parte do calcário, se faz necessária para promover maior eficiência na absorção de água e nutrientes pelas plantas e consequentemente obter melhores produtividades para as culturas. Já o gesso promove alteração da forma iônica do alumínio, para uma forma menos tóxica. Esse fato é extremamente vantajoso, pois o alumínio é um elemento prejudicial às raízes, visto que ele acarreta engrossamento das mesmas, afetando assim a absorção de nutrientes.
Entre em contato conosco para esclarecer qualquer dúvida ou agende uma visita com nossos consultores.